[RKV 125] Como trocar lâmpada médios e/ou máximos.
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[RKV 125] Como trocar lâmpada médios e/ou máximos.
Boas camaradas, aproveito que ainda não há nenhum DIY para "copiar" um que fiz para outro forum, espero que não haja problema até porque alguns users também frequentam esse forum em questão....e como é um DIY específico para RKV pode ser ajuda para alguém...ora então cá vai disto!
Ora bem, antes de mais preparem-se para a extensão deste DIY (refiro-me a minha explicação aqui no forúm e não ao exercício em sí), pois considero-me uma pessoa metódica e o resultado acaba por ser mais moroso que o previsível a príncipio...
Arranjem comida e bebida! E já agora vão YOUTUBE /GROOVESHARK e ponham a "By Myself" dos Linkin Park a tocar que assim fica o ambiente adequado! :funny:
A intervenção é fácil, não necessita conhecimentos mecânicos, mas é preciso alguma paciência como em tudo na vida.
Não me responsabilizo por danos causados, apenas se deve aventurar que se achar com a capacidade mental de começar um exercício e conseguir acabá-lo, mais nada! :vit:
Em suma, numa escala de 0 a 20 diria que este DIY tem nota [b]4[/b] para uma duração aproximada de 120 minutos.
Ora para não alongar mais a coisa, cá vai disto:
DIY - TROCAR LÂMPADA RKV 125
Material necessário para a operação:
- 1 chave de boca 10'
- 1 chave phillips (vulgo chave estrela)
- Lâmpada para a substituição (HS1 35W - OSRAM SILVERSTAR neste caso)
- Alicate de pontas
Material facultativo para a operação:
- 1 fita isoladora
- 1 folha de papel autocolante, ou fita cola + papel
- Esferográfica/caneta/lápis...
- toalha/pano/manta
- Luvas
Antes de começar a intervenção recolham o material descrito e organizem-se.
A título facultativo protejam a vossa mota de eventuais peças/chaves que possam cair durante a intervenção, nomeadamente em cima do para-lamas frontal. Para isso usem a toalha/manta ou qualquer outro elemento que consiga proteger de uma eventual queda de chave/parafuso em cima do mesmo.
Todos os parafusos que retirarem guardem-nos em caixas ou "áreas" separadas consoante as suas correspondências. Se for preciso etiquetem também os parafusos. Neste DIY trabalhamos com poucos parafusos, mas é uma boa disciplina catalogar e organizar tudo para que depois não "sobrem peças" ou andemos às aranhas para descobrir de onde é que aquele parafuso é, etc...
Posto isto certifiquem-se que a moto está desligada/sem corrente,não necessitam de desligar a bateria, e que está bem equilibrada e segura para não tombar. Neste DIY apenas coloquei a moto no apoio central, sem mais nenhum sustento.
Comecemos:
Desapertem os dois parafusos assinalados com a chave 10'
Se tiverem uma destas dá jeito porque como a parte anterior é "estriada" encaixa de qualquer forma, esta zona como é de acesso algo restrito torna-se algo frustrante desapertar e apertar às "mijinhas"! :assobio:
Repitam o processo na parte inferior da óptica para estes 2 parafusos. Segurem a óptica com uma das mãos ou peçam a alguém que vos dê assistência, não vá a óptica soltar-se e cair ao chão!
No final tentem soltar a óptica oscilando-a ligeiramente. Se sentirem que ainda está presa, desapertem também estes 2 (um de cada lado) pois podem estar a fazer pressão contra a cabelagem e dificulta a extracção da óptica:
Após tudo desapertadinho, coloquem-se de frente para a moto e segurem a óptica, com as mãos puxem a óptica para vocês e para cima, e ela deverá soltar-se dos 2 apoios que entram na longarina da forquilha. Se não conseguirem, desapertem o 3º parafuso que se vê aqui na foto em frente a seta vermelha com o número 1:
A óptica vai ficar presa pela cabelagem apenas, está na hora de rebentar com essas unhas a desligar estes meninos:
Desliguem todas as fichas...
Algumas são bem mais fáceis de desligar...
Agora, quem começou a fazer este DIY sem ler tudo até ao final vai-se perguntar... Ora então depois para ligar tudo de novo como é que sei o que é que encaixa em quê?!?!?
hehehe....
É aqui que entra o papel autocolante e a caneta!
Usem-no para "etiquetar" os vossos cabos, eu usei números, dois de cada valor (1-1, 2-2, 3-3, 4-4, etc) e coloco um em dos lados e o respectivo equivalente no outro lado da ligação (lá esta o meu lado metódico a atrasar as coisas :35c1imp: ).
Quando estiverem a colocar tudo de novo no sítio vão agradecer! :saude:
Usem o alicate de pontas para separar estas uniões pelas bases( insiram a ponta dentro da protecção transparente e puxem pela parte mais grossa ou mesmo pela zona prateada se conseguirem), não puxem diretamente pelos cabos!
Após tudo desligadinho e etiquetado, falta apenas soltar a cabelagem dos manípulos que está presa por umas abraçadeiras, estas abraçadeiras tem um travão que permite abri-las, basta levantar a patilha.
No final ficam com a óptica na mão, coloquem-na sobre uma bancada de trabalho (vulgo mesa) e usem o pano para amparar a óptica para que não risque.
Esta zona a vermelho é a borracha que temos que retirar para poder aceder às lâmpadas:
Usem o alicate de pontar para puxar por esta "orelha" na parte superior:
Quem ainda não desapertou o parafuso do fundo da óptica, está na hora de o desapertar para poder retirar a protecção totalmente:
Levantem a protecção de borracha e desviem-na como puderem de modo a poderem aceder ao interior, com os dedos desliguem as fichas das lâmpadas:
Após desligadas as fichas, já podem livremente desviar a protecção e respectivas fichas tendo acesso livre aos belos dos faróis!
Neste DIY apenas vou trocar o médio, que corresponde à lâmpada superior da óptica, como tal para a poder retirar temos que desapertar 3 parafusos tipo phillips (vulgo estrela). Usem a chave apropriada, se for magnética tanto melhor!
Após desapertados os 3 parafusos, levantem o caixilho e respectivo apoio:
Podem agora retirar a lâmpada facilmente puxando-a do seu encaixe:
Aqui vemos a nova lâmpada na minha mão, e por baixo a antiga...exactamente igual!
ATENÇÃO, NUNCA TOQUEM NO VIDRO DA LÂMPADA, IRÃO (ENTRE OUTRAS COISAS) REDUZIR A VIDA ÚTIL DA MESMA DRÀSTICAMENTE!
Se for preciso usem luvas limpas!
Coloquem a nova lâmpada no local:
Recoloquem o apoio, atenção que tem uma orientação específica (como mostra na figura) caso contrário não vai encaixar com o caixilho superior:
Recoloquem o caixilho superior alinhado com a furação, e comecem a apertar os parafusos phillips. Nesta altura começo já por chamar à atenção à força que usam para apertar as coisas...não precisam de "soldar" os parafusos com os buracos, por isso, força moderada... Quem já tem calo sabe o momento de parar de apertar, mas quem não tem abusa 90% das vezes. Isto não é para apertar "um bocadinho antes de partir", aperta-se até sentir maior resistência e da-mos mais 45º de volta é suficiente.
Mas claro que quem nunca mexeu é difícil saber quando parar, por isso se não souberem peçam ajuda!
Recoloquem as fichas das lâmpadas nos encaixes, a ficha com o cabo azul claro é para a lâmpada dos médios ( a de cima) e a azul escura para os máximos (a de baixo):
Recoloquem a protecção de borracha, afastando toda a cabelagem circundante que impede a boa colocação da protecção, e verifiquem que a mesma ficou bem encaixada a toda a volta:
Aproveitem agora para efectuar qualquer outra intervenção à óptica, como trocar os mínimos ou simplesmente reforçar o isolamente como eu fiz! Agora com a época da chuva nunca é demais! :fixe:
Procedam a conectar todas as fichas que desligaram, é nesta altura que as etiquetas numeradas compensam! hehe
Nas laterais da óptica tem as braçadeiras com travão, usem-nas para segurar as cabelagens com mangas protectoras viradas para baixo, caso contrário a manga protectora vai servir de funil! Tentem ajeitar tudo o melhor possível sem cabos enroscados ou torcidos, sejam os mais organizados possiveis.
Se deixarem tudo abandalhado, não vão conseguir colocar a óptica de novo no sítio pois o espaço é apertado.
Aqui está ela finalmente no sítio:
Ora como referi, substitui a lâmpada de origem da minha RKV 125. A lâmpada de origem também é OSRAM o que me deixou de certa forma impressionado, afinal as chinesas não são tão "poupadinhas" como se pensa! :gozo:
No entanto esta SILVERSTAR diz debitar mais 50% de luminosidade que a versão standard.
Para testar preparei um setup com a maquina fotográfica. As fotos apresentadas foram tiradas nas mesmas condições de luminosidade, ISO, Obturador e diafragma. Apenas a referir que a foto do "antes" foi tirada ainda de dia, e apesar de estar num armazem fechado passa sempre alguma luminosidade como se pode ver no reflexo do espelho e luminosidade do depósito, mas sumamente não creio que tenha tido interferência de maior no resultado final como se pode verificar:
ANTES:
DEPOIS:
Deixo também o "mashup" animado para melhor se ver a diferença:
CONCLUSÃO:
Diria que houve efectivamente um incremento de luminosidade, mas de 15% , longe dos 50% anunciados pela OSRAM, a menos que por versão Standard se refiram a outra marca "branca" OEM. Em relação à que vem de origem com a RKV, na minha óptica, não justifica trocar para esta SILVERSTAR, a fazê-lo, talvez seja melhor mudar para Xénon com lâmpada H7R.
Fico à espera que um dos camaradas faça a modificação para Xénon e coloque um "antes - depois" idêntico para poder avaliar!
Abreijos a todos camaradas!
Ora bem, antes de mais preparem-se para a extensão deste DIY (refiro-me a minha explicação aqui no forúm e não ao exercício em sí), pois considero-me uma pessoa metódica e o resultado acaba por ser mais moroso que o previsível a príncipio...
Arranjem comida e bebida! E já agora vão YOUTUBE /GROOVESHARK e ponham a "By Myself" dos Linkin Park a tocar que assim fica o ambiente adequado! :funny:
A intervenção é fácil, não necessita conhecimentos mecânicos, mas é preciso alguma paciência como em tudo na vida.
Não me responsabilizo por danos causados, apenas se deve aventurar que se achar com a capacidade mental de começar um exercício e conseguir acabá-lo, mais nada! :vit:
Em suma, numa escala de 0 a 20 diria que este DIY tem nota [b]4[/b] para uma duração aproximada de 120 minutos.
Ora para não alongar mais a coisa, cá vai disto:
DIY - TROCAR LÂMPADA RKV 125
Material necessário para a operação:
- 1 chave de boca 10'
- 1 chave phillips (vulgo chave estrela)
- Lâmpada para a substituição (HS1 35W - OSRAM SILVERSTAR neste caso)
- Alicate de pontas
Material facultativo para a operação:
- 1 fita isoladora
- 1 folha de papel autocolante, ou fita cola + papel
- Esferográfica/caneta/lápis...
- toalha/pano/manta
- Luvas
Antes de começar a intervenção recolham o material descrito e organizem-se.
A título facultativo protejam a vossa mota de eventuais peças/chaves que possam cair durante a intervenção, nomeadamente em cima do para-lamas frontal. Para isso usem a toalha/manta ou qualquer outro elemento que consiga proteger de uma eventual queda de chave/parafuso em cima do mesmo.
Todos os parafusos que retirarem guardem-nos em caixas ou "áreas" separadas consoante as suas correspondências. Se for preciso etiquetem também os parafusos. Neste DIY trabalhamos com poucos parafusos, mas é uma boa disciplina catalogar e organizar tudo para que depois não "sobrem peças" ou andemos às aranhas para descobrir de onde é que aquele parafuso é, etc...
Posto isto certifiquem-se que a moto está desligada/sem corrente,não necessitam de desligar a bateria, e que está bem equilibrada e segura para não tombar. Neste DIY apenas coloquei a moto no apoio central, sem mais nenhum sustento.
Comecemos:
Desapertem os dois parafusos assinalados com a chave 10'
Se tiverem uma destas dá jeito porque como a parte anterior é "estriada" encaixa de qualquer forma, esta zona como é de acesso algo restrito torna-se algo frustrante desapertar e apertar às "mijinhas"! :assobio:
Repitam o processo na parte inferior da óptica para estes 2 parafusos. Segurem a óptica com uma das mãos ou peçam a alguém que vos dê assistência, não vá a óptica soltar-se e cair ao chão!
No final tentem soltar a óptica oscilando-a ligeiramente. Se sentirem que ainda está presa, desapertem também estes 2 (um de cada lado) pois podem estar a fazer pressão contra a cabelagem e dificulta a extracção da óptica:
Após tudo desapertadinho, coloquem-se de frente para a moto e segurem a óptica, com as mãos puxem a óptica para vocês e para cima, e ela deverá soltar-se dos 2 apoios que entram na longarina da forquilha. Se não conseguirem, desapertem o 3º parafuso que se vê aqui na foto em frente a seta vermelha com o número 1:
A óptica vai ficar presa pela cabelagem apenas, está na hora de rebentar com essas unhas a desligar estes meninos:
Desliguem todas as fichas...
Algumas são bem mais fáceis de desligar...
Agora, quem começou a fazer este DIY sem ler tudo até ao final vai-se perguntar... Ora então depois para ligar tudo de novo como é que sei o que é que encaixa em quê?!?!?
hehehe....
É aqui que entra o papel autocolante e a caneta!
Usem-no para "etiquetar" os vossos cabos, eu usei números, dois de cada valor (1-1, 2-2, 3-3, 4-4, etc) e coloco um em dos lados e o respectivo equivalente no outro lado da ligação (lá esta o meu lado metódico a atrasar as coisas :35c1imp: ).
Quando estiverem a colocar tudo de novo no sítio vão agradecer! :saude:
Usem o alicate de pontas para separar estas uniões pelas bases( insiram a ponta dentro da protecção transparente e puxem pela parte mais grossa ou mesmo pela zona prateada se conseguirem), não puxem diretamente pelos cabos!
Após tudo desligadinho e etiquetado, falta apenas soltar a cabelagem dos manípulos que está presa por umas abraçadeiras, estas abraçadeiras tem um travão que permite abri-las, basta levantar a patilha.
No final ficam com a óptica na mão, coloquem-na sobre uma bancada de trabalho (vulgo mesa) e usem o pano para amparar a óptica para que não risque.
Esta zona a vermelho é a borracha que temos que retirar para poder aceder às lâmpadas:
Usem o alicate de pontar para puxar por esta "orelha" na parte superior:
Quem ainda não desapertou o parafuso do fundo da óptica, está na hora de o desapertar para poder retirar a protecção totalmente:
Levantem a protecção de borracha e desviem-na como puderem de modo a poderem aceder ao interior, com os dedos desliguem as fichas das lâmpadas:
Após desligadas as fichas, já podem livremente desviar a protecção e respectivas fichas tendo acesso livre aos belos dos faróis!
Neste DIY apenas vou trocar o médio, que corresponde à lâmpada superior da óptica, como tal para a poder retirar temos que desapertar 3 parafusos tipo phillips (vulgo estrela). Usem a chave apropriada, se for magnética tanto melhor!
Após desapertados os 3 parafusos, levantem o caixilho e respectivo apoio:
Podem agora retirar a lâmpada facilmente puxando-a do seu encaixe:
Aqui vemos a nova lâmpada na minha mão, e por baixo a antiga...exactamente igual!
ATENÇÃO, NUNCA TOQUEM NO VIDRO DA LÂMPADA, IRÃO (ENTRE OUTRAS COISAS) REDUZIR A VIDA ÚTIL DA MESMA DRÀSTICAMENTE!
Se for preciso usem luvas limpas!
Coloquem a nova lâmpada no local:
Recoloquem o apoio, atenção que tem uma orientação específica (como mostra na figura) caso contrário não vai encaixar com o caixilho superior:
Recoloquem o caixilho superior alinhado com a furação, e comecem a apertar os parafusos phillips. Nesta altura começo já por chamar à atenção à força que usam para apertar as coisas...não precisam de "soldar" os parafusos com os buracos, por isso, força moderada... Quem já tem calo sabe o momento de parar de apertar, mas quem não tem abusa 90% das vezes. Isto não é para apertar "um bocadinho antes de partir", aperta-se até sentir maior resistência e da-mos mais 45º de volta é suficiente.
Mas claro que quem nunca mexeu é difícil saber quando parar, por isso se não souberem peçam ajuda!
Recoloquem as fichas das lâmpadas nos encaixes, a ficha com o cabo azul claro é para a lâmpada dos médios ( a de cima) e a azul escura para os máximos (a de baixo):
Recoloquem a protecção de borracha, afastando toda a cabelagem circundante que impede a boa colocação da protecção, e verifiquem que a mesma ficou bem encaixada a toda a volta:
Aproveitem agora para efectuar qualquer outra intervenção à óptica, como trocar os mínimos ou simplesmente reforçar o isolamente como eu fiz! Agora com a época da chuva nunca é demais! :fixe:
Procedam a conectar todas as fichas que desligaram, é nesta altura que as etiquetas numeradas compensam! hehe
Nas laterais da óptica tem as braçadeiras com travão, usem-nas para segurar as cabelagens com mangas protectoras viradas para baixo, caso contrário a manga protectora vai servir de funil! Tentem ajeitar tudo o melhor possível sem cabos enroscados ou torcidos, sejam os mais organizados possiveis.
Se deixarem tudo abandalhado, não vão conseguir colocar a óptica de novo no sítio pois o espaço é apertado.
Aqui está ela finalmente no sítio:
Ora como referi, substitui a lâmpada de origem da minha RKV 125. A lâmpada de origem também é OSRAM o que me deixou de certa forma impressionado, afinal as chinesas não são tão "poupadinhas" como se pensa! :gozo:
No entanto esta SILVERSTAR diz debitar mais 50% de luminosidade que a versão standard.
Para testar preparei um setup com a maquina fotográfica. As fotos apresentadas foram tiradas nas mesmas condições de luminosidade, ISO, Obturador e diafragma. Apenas a referir que a foto do "antes" foi tirada ainda de dia, e apesar de estar num armazem fechado passa sempre alguma luminosidade como se pode ver no reflexo do espelho e luminosidade do depósito, mas sumamente não creio que tenha tido interferência de maior no resultado final como se pode verificar:
ANTES:
DEPOIS:
Deixo também o "mashup" animado para melhor se ver a diferença:
CONCLUSÃO:
Diria que houve efectivamente um incremento de luminosidade, mas de 15% , longe dos 50% anunciados pela OSRAM, a menos que por versão Standard se refiram a outra marca "branca" OEM. Em relação à que vem de origem com a RKV, na minha óptica, não justifica trocar para esta SILVERSTAR, a fazê-lo, talvez seja melhor mudar para Xénon com lâmpada H7R.
Fico à espera que um dos camaradas faça a modificação para Xénon e coloque um "antes - depois" idêntico para poder avaliar!
Abreijos a todos camaradas!
dragonshy- Anda com rodinhas
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/08/2012
Idade : 42
Localização : Covilhã / Bragança
Re: [RKV 125] Como trocar lâmpada médios e/ou máximos.
Muito bom, obrigado.
Post de qualidade
No entanto surge a pergunta, ainda nao tentei mudar a lampada a minha mas, e se fundir a lampada ou logo as 2 lampadas a 100km de casa a meio da noite? é necessario isso tudo? Se assim é erro crasso das RKV, ter de xamar a assistencia em viagem por causa de uma lampada......
Post de qualidade
No entanto surge a pergunta, ainda nao tentei mudar a lampada a minha mas, e se fundir a lampada ou logo as 2 lampadas a 100km de casa a meio da noite? é necessario isso tudo? Se assim é erro crasso das RKV, ter de xamar a assistencia em viagem por causa de uma lampada......
brejero- Já anda de motorizada
- Mensagens : 34
Data de inscrição : 07/10/2011
Re: [RKV 125] Como trocar lâmpada médios e/ou máximos.
que grande volta! já que se fala em lâmpadas, uma coisa que achava por bem fazer era, quando acendemos os máximos, manter os médios acessos!
tiga_23- Motoqueiro
- Mensagens : 56
Data de inscrição : 05/03/2013
Re: [RKV 125] Como trocar lâmpada médios e/ou máximos.
tiga_23, concordo contigo... Já me lembrei disso, tenho esse sistema no meu enlatado!
Além de termos muita mais luz a condução é muito superior...
Kel abraço
Além de termos muita mais luz a condução é muito superior...
Kel abraço
Pestinha- Motoqueiro
- Mensagens : 76
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 43
Localização : Viana do Castelo
Re: [RKV 125] Como trocar lâmpada médios e/ou máximos.
Excelente Post, muito bom mesmo
Paulo Moura- Anda com rodinhas
- Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/03/2013
Idade : 54
Localização : Pinhal Vidal ( Corroios )
Re: [RKV 125] Como trocar lâmpada médios e/ou máximos.
Muito bom mesmo, em breve sou eu que vou seguir este manual de instruções...
Kel abrx
Kel abrx
Pestinha- Motoqueiro
- Mensagens : 76
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 43
Localização : Viana do Castelo
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